É de onde está difícil que saem as soluções

Estava eu fazendo uma pequisa básica sobre rádios online e achei uma coisa fantástica: uma rádio online feminista, é a Milenia Radio do Peru, por isso, sempre dê fuçadas pela internet, principalmenete na madrugada, surgem as melhores coisas.

Gostei tanto do site que fui abrindo links e mais links e descobri muita coisa legal, olha só: primeiro que é a única rádio feminista do país e uma das poucas da América Latina, ela já tem 9 anos (!) e é “sustentada” por grupos comunitários que se identificam com as lutas travadas pelas  mulheres da região.

Milenia Radio - La radio de las Mujeres
Milenia Radio - La radio de las Mujeres

Os assuntos são os mais variados possíveis, vai desde o aborto, sexualidade, voto, discriminação até aos direitos femininos em si. Como poucas pessoas sabem, existe um sexismo ferrado nessas regiões, seja porque as mulheres são vistas com inferioridade, ou porque tem aquelas que não se vêem mais e são motivo de discriminação,  ou ainda nos casos mais graves em que há um ódio as mulheres mesmo.

Sexismo – Em relação ao preconceito contra mulheres, diferencia-se do machismo por ser mais consciente e pretensamente racionalizado, ao passo que o machismo é um muitas vezes um comportamento de imitação social. Nesse caso o sexismo muitas vezes está ligado à misoginia (ódio às mulheres).

Lugar de mulher é na cozinha...
Lugar de mulher é na cozinha...

Nessas condições nasceu o Milenia , que hoje promove uma construção de pensamento mais crítico na sociedade peruana, sobre a conscientização contra qualquer tipo de discriminação. Além disso ela faz parte do movimento de rádio comunitárias que luta pela democratização da comunicação, a partir de uma perspectiva de gênero.

A definição dada por elas mesma diz tudo:

Milenia Radio es una emisora educativa impulsada por el Colectivo Radial Feminista, orientada por una propuesta comunicacional que apunta al fortalecimiento de una democracia inclusiva con equidad de género y la plena vigencia de los derechos humanos de hombres y mujeres.

Fiquei extremamente orgulhosa de ver essa rádio, elas fazem um trabalho muito bacana, as mulheres a cada dia surpreendem mais e mais, é isso aê! É de onde está difícil que saem as soluções.

Anúncios

Um comentário sobre “É de onde está difícil que saem as soluções

  1. Olá Bruna, estava justamente procurando a Milenia Radio e cheguei até aqui. Bom saber que outras pessoas a conhecem. sucesso no blog, que por sinal, é muito bom e cheio de conteudo interessante. 😉

Solte o verbo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s