J-O-R-N-A-L-I-S-T-A

Ando com tanta coisa na cabeça que tinha até esquecido da data de hoje, até minha brother Mari me lembrar, hoje dia 07 de abril é o meu, o dela, o dia de todos os jornalistas!! Sim, nós temos um dia, ok? Isso não é pra qualquer um não, e ainda tem gente que acha que é fácil ser jornalista.

Dando uma pesquisada rápida – até porque já estou quase pra desligar esse computador, que hoje já trabalhou muito, sobre o porque dessa data, bem resumidamente encontrei isso:

Líbero Badaró - jornalista
Líbero Badaró - jornalista

O dia 7 de abril é considerado o “Dia do Jornalista” em homenagem ao jornalista ítalo-brasileiro João Batista Líbero Badaró. A homenagem partiu da ABI (Associação Brasileira de Imprensa (ABI),) devido ao assassinado no dia 22 de novembro de 1830, por inimigos da política.

O crime resultou em uma comoção popular, com passeatas de estudante pelas ruas de São Paulo , fato que causou uma situação insustentável para a permanência de D. Pedro I no trono do Brasil.

O Imperador abdicaria no dia 7 de abril de 1831. A data passou a ser uma referência ao jornalismo de coragem empreendido por Líbero Badaró e consagrou a profissão como o “Quarto Poder”

Embora eu ainda tenha muito chão pela frente, na vida e na profissão, tenho certeza  e muito orgulho da minha escolha, pra mim não tem nada mais lindo que ser jornalista. Amo de verdade essa vidinha, que por mais problemática, caótica e estressante que possa ser, traz frutos e prazeres indescritíveis.

O fato é que apesar das críticas sobre o atual jornalismo produzido no Brasil e no mundo, nada poderá o substituir. Ele será eterno e brilhante, só dependendo de quem o fizer, e eu estou nessa lista dos que querem fazer um bom, sério e digno jornalismo.

Em busca do correto
Em busca do correto

Fora que tirando rarísssimas exceções, todo jornalista é gente boa, né?! Modéstia parte, claro!

Solte o verbo!

