Liberdade de imprensa produz uma imprensa livre?

Esta é a pergunta que está martelando minha cabeça há alguns dias, desde que assisti a defesa de monografia de uma aluna de Ciências Sociais, na UFMT e um dos professores da banca levantou essa questão, daí que fiquei refletindo sobre o assunto e cheguei a resposta de que não, a liberdade de imprensa não produz uma imprensa livre, mas por quê?

Primeiro que não vivemos numa democracia, sim, vivemos uma pseudo democracia, usada para enganar quem quer se deixar levado por essa onda de liberdade, democracia e blábláblá. Segundo, que nunca foi e nunca será do interesse da elite “dominadora” que os outros pobres coitados tenham acesso a informações que lhe são de direito, já que isso causaria uma necessidade coletiva de mudança, e como diz o dito popular “não se mexe em time que tá ganhando”, então, deixa como está que é melhor pra todo mundo, tanto pra quem manda, quanto pra quem serve.

Mafalda e a democracia
Mafalda e a democracia

Falando mais especificamente da questão inicial desse post, sobre o que seja liberdade de imprensa e imprensa livre, voltei a algumas discussões que participei sobre a tal da “democratização da comunicação”, onde de um lado as pessoas defendem o direito de todo mundo expor o que quiser e do outro estão as pessoas que defendem que muitas vezes essa exposição dita livre e democrática na verdade tem conflitos ideológicos e éticos para com a sociedade.

Eu, estou nas pessoas do segundo grupo, porque acredito que nem sempre dar voz a todos seja uma coisa boa, não, não sou uma radical extremista e autoritária, mas já vi e li muitas coisas de pessoas ditas “democráticas”, mas que na verdade só queriam mesmo vender idéias falsas e em muitas vezes inescrupulosas (uii!) para os outros, e por isso não vejo que exista essa imprensa livre, já que boa parte da imprensa é presa a muitos valores, tanto financeiros, políticos, corporativistas e preconceituosos, ou seja, é a imprensa de “rabo preso” com muita coisa ruim.

"Sem liberdade, a verdade não aparece"
"Sem liberdade, a verdade não aparece"

Achei esses dois trechos interessantes retirados de um site sobre o tema, o primeiro sobre o que é liberdade de imprensa e o segundo, o que é imprensa livre. Leiam e tirem suas conclusões, a minha eu já tirei: a liberdade de imprensa não produz uma imprensa livre!

Liberdade de imprensa é um dos princípios pelos quais um Estado democrático assegura a liberdade de expressão aos seus cidadãos e respectivas associações, principalmente no que diz respeito a quaisquer publicações que estes possam pôr a circular.

Imprensa livre  é só isso: LIVRE. Ou é ou não é. Não há meio termo, meia imprensa livre. É muito simples, sem nada de complicado ou estranho. Assim como não existe dono da verdade ou A VERDADE. Há verdades, opiniões divergentes, pontos de vista específicos, conflitos, etc. A responsabilidade social da imprensa  é uma só: divulgar tudo isso, informando, mostrando, analisando ou opinando. Não havendo isso, não existe imprensa. Não existe nada…

Anúncios

Solte o verbo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s