Palmas para a Comunicação!

Há poucas semanas  fiz um post “descendo o pau” nos estudantes que não participaram de uma discussão sobre os rumos do ENEM na UFMT, agora faço um post mais tranquilo e por que não esperançoso?! Hoje aconteceu uma Assembléia, que pra minha surpresa contou com uma participação considerável dos alunos da Comunicação Social, curso do qual eu faço parte com muito orgulho apesar de todos os problemas, além de nós, alunos, estiveram presentes professores também, o que foi muito bom pra dar mais peso às reclamações estudantis, que vão desde falta de professores, técnicos, equipamentos, até mesmo a organização da Coordenação que por várias vezes deixou professores sem chaves pra entrar na sala ou pior, não estava presente nas aulas à noite quando deveriam estar, enfim, a Comunicação Social é um dos cursos que mais vem sofrendo na UFMT, somos sim um dos Institutos “melhor equipados”, mas de que adianta isso se ninguém tem acesso à esses equipamentos e há poucos técnicos pra auxiliar nisso também?

A modernidade vem trazendo muitos avanços na nossa área e quem não estiver por dentro, dificilmente sairá bem formado da faculdade, por isso, não basta só entrar e ficar os quatro anos de curso quando na verdade esses quatro anos não valeram tanto assim, porque como se faz Comunicação Social sem mexer numa câmera, sem ter um laboratório de informática, sem um auditório, sem aulas práticas? Enfim, são tantos os problemas na UFMT que fica difícil até lembra-los. Uma coisa é certa, não temos professores e os pouco que temos, coitados, estão exaustos, isso não é ensino de qualidade nem aqui nem em lugar nenhum. Só pra acrescentar que essa paralisação é mais uma dentro da universidade, tudo começou no ICHS (Instituto de Ciências Humanas e Sociais), mostrando que a UFMT precisa de cuidados urgentemente pra não ficar mais sucateada do que já está!

Assembléia dos comunicadores. Foto: Jessica da Graça Bastos

Vale lembrar que paralisar não significa “aula vaga”, não! É o momento dos alunos da Comunicação sentarem e conversarem sobre o curso, o que precisa, o que pode e o que deve ser feito, e isso só se faz se todo mundo agir sem egocentrismo, sem “eu tenho todas as aulas, então não vou paralisar nada”. Eu, por exemplo, sou de uma das poucas turmas que estão com todas as disciplinas preenchidas, mas isso que não quer dizer que está tudo bem. já falei, professor não é tudo, ainda mais na Comunicação, precisamos de muito mais, recursos audiovisuais e a possibilidade de ter contato com toda a aparelhagem necessária. E hoje nós não temos isso!

Termino esse post esperançosa com a Comunicação, acho que desde que eu entrei naquela universidade estava esperando uma atidude dessas por parte dos alunos e ela finalmente aconteceu! Vou dizer só mais uma coisa, a Comunicação Social da UFMT tem muita sorte em contar com um professor como o Doutor e Mestre em Comunicação, Paulo Rocha Dias, ele fez uma das falas mais bonitas e aplaudidas da Assembléia, mostrando aos alunos a importância de um ato como esses. Aliás, importante também está sendo o apoio dos professores que em reunião hoje decidiram por aderirem à greve junto aos alunos, detalhe: decisão unânime!

Paralisações / greves são instrumentos legítimos das sociedades democráticas. A democracia envolve direitos e deveres, por isso é nosso direito reinvindicar melhorias no curso e dever de todos participar!

Anúncios

3 comentários sobre “Palmas para a Comunicação!

  1. Oi, Bruna. Gostaria de saber se esse tipo de movimento é de esquerda? Pq eu vi pessoas da UNE lá, e até onde eu sei, essa instituição não representa mais a esquerda estudantil, não acha?
    Obrigada e parabéns pelo post.

  2. Natália, você tinha que estar aqui!!

    Julia, é muito bom que você saiba que a UNE não representa mais a esquerda estudantil, aliás, ela não representa mais nada…O fato é que num situação como essas, onde o esforço de todo mundo é importante, temos que esquecer as bandeiras e grupos e agir só como estudantes. Obrigada pela visita e pelo comentáio!

Solte o verbo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s